História e Perfil

A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique foi criada no dia 14 de Maio de 1980, ao abrigo do Decreto nº 8/80 de 19 de Novembro, e assumiu todos os direitos e obrigações resultantes de actos ou contratos praticados ou celebrados pela sua antecessora, a DETA - Direcção de Exploração do Transporte Aéreo - que esteve em actividade desde 1936.

Estrutura Presente

A LAM foi transformada numa Empresa Limitada, adoptando a designação de LAM - Linhas Aéreas de Moçambique por Decreto nº 69/98 de 23 de Dezembro de 1998.

O Estado detém 91% das acções da nova companhia, sendo que os gestores, técnicos e trabalhadores da LAM detêm os restantes 9% das acções.

Em finais de 1999, foi formada, em Moçambique, uma Sociedade limitada incorporada por estatuto.

O Conselho de Administração é constituído pelo:

  • Presidente do Conselho, Dr. Carlos Jeque;
  • Administradora Delegada, Dr.ª Marlene Manave;
  • Administrador Técnico Operacional, Eng. João Jorge;
  • Administrador Financeiro, Dr. Jeremias Tchamo;
  • Administrador Representante dos Trabalhadores, Dr. Paulo Negrão;
  • Administradora Não Executiva: Dr.ª Graça Fumo e,
  • Administrador Não Executivo: Dr. Carlos Fumo.

A sede da LAM situa-se em Maputo. Emprega actualmente 695 trabalhadores e dispõe de escritórios, ou outras formas de representação no país e no estrangeiro. Beneficia de autonomia administrativa e financeira.

A missão da LAM é transportar por via aérea passageiros, carga e correio no serviço doméstico, regional e intercontinental, com carácter regular e não regular, máxima segurança, conforto adequado e qualidade, que satisfaçam os Clientes.

A LAM tem como visão:

Ser um Grupo de Empresas no transporte aéreo, líder no mercado nacional e um forte competidor no mercado regional e intercontinental.

Consideramos a Safety, Security,  Qualidade e Ambiente como prioridades fundamentais nas nossas operações. Através de uma postura pró-activa comprometemo-nos em oferecer serviços que vão de encontro às necessidades dos nossos clientes e, sempre que possível, excedam as suas expectativas.

O nosso objectivo é fazer com que a sua viagem seja o mais agradável, confortável e segura possível. Temos vindo a trabalhar para atingir este objectivo. A LAM recorre a uma frota de aviões Boeing, Bombardier e Embraer.