Material magnetizado

O material magnetizado é qualquer material que manifeste força magnética que possa atrair ou repelir outros materiais, nomeadamente os metais.

Os “Regulamentos sobre Bens perigosos da IATA” definem o material magnetizado como todo o material que, quando acondicionado para o transporte aéreo, possui uma força de campo magnético de 0.002 gauss ou mais a uma distância de 2,1 metros (7 pés) em qualquer ponto da superfície do despacho.

Aceitação

Para efeitos de aceitação, a LAM considera duas categorias de bens:

Material magnetizado

Os materiais magnetizados são bens que contêm as especificações, conforme definidas pelos Regulamentos sobre os bens perigosos da IATA.

  • Esta carga não pode ser aceite para o transporte se a sua força magnética exceder os 0.00525 gauss (ou uma deflexão máxima de 2 graus num “compass”) a uma distância de 4,6 metros (15 pés) a partir de qualquer ponto das faces verticais do despacho
  • Para efeitos de transporte, a carga deverá ser blindada, ou a força magnética deverá ser neutralizada a de forma a não exceder estes requisitos.

Massas de metais ferromagnéticos

Qualquer material que contém metais ferrosos possuindo um campo magnético e, embora não sendo considerado como carga perigosa, poderá ter uma carga magnética suficiente para afectar os instrumentos do avião.

A lista que se segue, indica os tipos de carga mais comuns que, quando transportados em quantidades, podem manifestar uma força magnética considerável, sendo portanto necessário um manuseamento especial:

  • Equipamento marítimo: cambotas, ventiladores, válvulas, tubos em ferro e em açoe vigas
  • Maquinarias: cabrestantes, fornos mecânicos, carretos de caixa de velocidades, equipamentos de aquecimento, motores de avião, macacos mecânicos, folhas galvanizadas, equipamento de metal para escritório, máquinas agrícolas, tubos condutores e moldes em aço/ferro.

A LAM pode recusar ou devolver ao remetente quaisquer materiais que tiverem sido carregados no avião e que possam causar uma influência excessiva nos instrumentos do avião.