Beira

A Beira é uma cidade histórica, que conta com um porto comercial, considerado um dos mais importantes da costa Sudoeste de África.

Beira

Foi fundada no séc XIX e entre as suas principais atracções turísticas estão as praias de Búzi em Nova Sofala, Muanza e a da Beira, a Universidade e os seus monumentos, entre os quais se destacam o Farol e a Catedral. A Beira é também uma porta de entrada para chegar ao extraordinário Parque da Gorongosa, Reserva Nacional de Marromeu, Grutas de Kodzue, Caia e Chemba.  O Parque Nacional de Gorongosa, é um tesouro de Moçambique que proporciona benefícios ambientais, educacionais, estéticos, recreativos e económicos a toda a humanidade. Esta combinação de características únicas deu origem a uma das mais densas populações de fauna bravia de toda a África.

 
Atracções turísticas
  • Catedral da Beira: na Av. Eduardo Mondlane erguida em 1925.
  • Farol do Rio Macuti: torre troncónica elevando-se de um edifício de dois andares, pintada com bandas horizontais vermelhas e brancas, com duas galerias e lanterna, tudo vermelho.
  • Estação dos Caminhos de Ferro da Beira: É um edifício moderno e projectado pelos arquitectos portugueses, e de referência no contexto urbano, distinguindo-se pela forma da sua arquitetura invejável.
  • Dança Utse: Típica e originaria dos Senas, conhecida e praticada nos Distritos banhados pelo Rio Zambeze, no norte e centro de Sofala, actualmente praticada nas comunidades, grandes eventos, festivais e intercâmbios culturais.
  • Dança Makwaia: Trazida pelos missionários oriundos da actual República da África do Sul, praticada nas regiões de Machanga, Chibabava e Buzii, caracteriza o povo Ndau na província de Sofala e é também apresentada em grandes eventos, festivais e intercâmbios culturais.
  • Massacre de Inhaminga: Local com monumento para a promoção do turismo cultural, onde jazem restos mortais de moçambicanos que foram sacrificados com o regime colonial português em revindicação da soberania do povo, e que serve de educação de amor aa pátria através deste património cultural.
  • Prais de Savane: Associada a uma extraordinária localização e combinação criteriosa entre a costa e a biodiversidade, pelo alto nível de águas límpidas e profundas que oferecem condições para a prática de desportos aquáticos, e turismo de praia e sol.
  • Santuário de Mwane Mukuru: Localiza-se no Posto Administrativo de Nova Sofala, Distrito de Búzi, província de Sofala, é visitado anualmente por milhares de pessoas de várias províncias do país e do continente, acreditando-se que a aparição de macacos ao longo da visita ao santuário, representa sorte do visitante e que seus pedidos serão satisfeitos.
  • Parque Nacional da Gorongosa: um parque com um pouco mais de 4000km2 .É habitado por uma impressionante diversidade de animais e plantas – alguns dos quais não se encontram em mais lado nenhum no mundo. A riqueza da biodiversidade cria um mundo complexo onde animais, plantas e pessoas interagem. Dos mais pequenos insectos ao mamíferos maiores, cada um desempenha um papel importante no ecossistema da Gorongosa
  • Casa dos Bicos: na Av. Samora Machel, um edifício de estilo moderno onde decorrem feiras, exposições, carnavais e espectáculos. O seu perfil e utilidade sempre fizeram do edifício um marco incontornável da cidade da Beira, africanas e do mundo.
 
Restaurantes
  • Clube Náutico
  • Cá te espero
  • Varanda do Índico
  • Restaurante Biques
  • Restaurante Beira Sol
 
Compras na Beira
  • Sweet Fashion: Rua General Vieira da Rocha n°1324 -Beira

Na parte antiga da cidade, existem várias lojas onde é possível adquirir artefactos locais e dos países vizinhos, junto às praias e mercados informais.

 
Actividades Desportivas

Para os amantes do Golf, a cidade da Beira possui um excelente campo de golfe.

Nas reservas de caça e coutadas, os entusiastas podem experimentar os seus dotes de atiradores.

A subida à serra da Gorongosa acompanhada de guias locais, constitui uma oportunidade para uma experiência excitante e a possibilidade de admirar paisagens de rara beleza