Sobre o voo TM 470, Maputo - Luanda
06.00 (Maputo), 10 Dezembro 2013
ACTUALIZAÇÃO DO ACIDENTE ENVOLVENDO O VOO TM 470 DA LAM
Esta é a nossa 7ª actualização após a trágica perda do voo TM470, na Sexta-feira, 29 Novembro, 2013, das LINHAS AEREAS DE MOÇAMBIQUE.
CONTÍNUO ACOMPANHAMENTO ÀS FAMÍLIAS
A LAM continua a dar apoio às famílias que perderam entes queridos neste trágico incidente . Estamos em contacto regular com as famílias para informá-las de quaisquer novos desenvolvimentos e garantir que elas entendam que este processo é complexo. Os psicólogos continuam disponíveis para ajudar as famílias a lidar com a perda e tristeza e a LAM irá fornecer todo o acompanhamento que for necessário.
Um mural foi inaugurado ao lado da Sede da LAM em Maputo e um livro de condolências foi criado para que os entes queridos e amigos possam depositar flores e deixar mensagens de lembrança para os passageiros e tripulantes que faleceram no dia 29 de Novembro.
PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO
O processo de identificação é complexo, metódico e envolve a combinação do DNA. Embora seja um processo lento , é o mais correcto. Os familiares dos passageiros e tripulantes que pereceram no acidente, forneceram amostras de DNA, descrições e fotografias úteis. Este processo tem sido profundamente perturbador para as famílias que , apesar disso, a sua participação tem sido muito importante no processo de identificação.
A colecta de DNA foi realizada por especialistas experientes forenses ; conselheiros entendidos na matéria, e tradutores que estão a participar na colecta de informações essenciais orientando as famílias durante o processo.
FACTOS NÃO BOATOS
A LAM está preocupada com os media dos outros países e com a Internet que estão a apresentar especulações e boatos como factos verdadeiros, isso tem sido relatado em Moçambique e em outros lugares, formal ou informalmente, causando ansiedade, perturbação e incerteza local.
O facto triste é que , por causa do impacto do acidente, não há corpos intactos . Embora houvesse primeiros relatos de que alguns passageiros ou da tripulação poderiam ter sido evacuados no avião antes do acidente, isso é especulação . A imprensa reportou informando que dois corpos não foram recuperados, esta também foi uma especulação feita no dia após o acidente por transeuntes sem entendimento ou experiência do rescaldo em acidentes aéreos.
INVESTIGAÇÃO DA CAUSA DO ACIDENTE
A Investigação da causa do acidente é da responsabilidade da Autoridade de Aviação Civil da Namíbia apoiada pelas autoridades de aviação civil equivalentes em Angola , Botswana , Brasil e Moçambique, mais o National Transportation Safety Board dos EUA ( NTSB ) . A LAM vai naturalmente, fornecer todo o apoio possível para a investigação.
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
A segurança tem sido sempre a primeira prioridade da LAM. A companhia aérea é membro da International Air Transport Association (IATA) e tem a Auditoria aprovada recentemente da IATA Operational Safety ( IOSA ), que é a medida padrão internacional da segurança aérea .
IOSA é aplicada, de forma igual e sem compromisso, a todos os membros da IATA em todo o mundo e é um pré -requisito para a continuidade à sua adesão. A União Africana, na sua Declaração de Abuja em 2012 sobre a Segurança da Aviação, adoptou a IOSA como a melhor medida de segurança para os Estados membros. Apesar das melhorias de segurança, de bons resultados nas auditorias, infelizmente, os acidentes podem acontecer . A LAM vai continuar a ser diligente e vigilante nas suas operações.
Sempre que dispusermos de novas informações , faremos actualizações.