Política de Patrocínios da LAM S.A.

Conceito de Patrocínio

Patrocínio, pode ser entendido como a provisão de recursos financeiros, humanos ou físicos por uma organização directamente para um evento ou actividade em troca de uma associação directa com o mesmo.

Contextualização

Anualmente a LAM realiza vários investimentos em patrocínios tanto culturais como desportivos e como os recursos disponíveis para a realização destes tipo de eventos são limitados, mediante a inúmera quantidade de pedidos que a LAM recebe, nem todos tem uma resposta favorável.

A presente política de patrocínios visa dar suporte as solicitações submetidas à companhia e é com base nesta política que os pedidos são analisados de forma transparente, criteriosa e respondidos aos solicitantes.

A LAM informa também que todos os patrocínios solicitados são apenas em troca de serviços ou em forma de descontos de passagens aéreas.

A aprovação de patrocínios em moldes diferentes do referenciado acima é da competência da Comissão Executiva.

   

Projectos Elegíveis

Área Desportiva

a)    Corridas e maratonas;

b)    Futebol (apenas campeonatos profissionais);

c)    Desporto a vela;

a)    Natação;

b)    Basquetebol (apenas campeonatos profissionais)

c)    Andebol;

d)    Hóquei em patins

e)    Ginástica

f)     Ténis

Área Cultural

a)    Espectáculos e Música;

b)    Peças teatrais;

c)    Cinemas;

d)    Moda;

e)    Feiras, exposições e congressos;

f)     Museus

 

Projectos Não Elegíveis

Dentro das definições estratégicas da LAM, os seguintes projectos não são patrocinados, independentemente dos benefícios envolvidos. Tais projectos são:

a)    Projectos com apelo político-partidário;

b)    Nichos específicos (relacionados com religião, concursos de beleza, campeonatos de desporto amador e etc);

c)    Desporto de risco (terrestres, aeronáuticos);

d)    Desporto ou actividades que envolvam animais (Ex: Hipismo);

e)    Peças de teatro contendo partes com conteúdo inapropriado (violência, sexo e palavras de baixo calão);

f)     Prémios onde a LAM concorre directa ou indirectamente.

 

Grelha de contrapartidas ilegíveis em caso de patrocínios

Dependendo dos sectores de actividade dos potenciais patrocinados, as contrapartidas solicitadas pela LAM podem variar em função do seu ramo de actuação.

A baixo coloca-se algumas contrapartidas que de forma geral são negociadas com parceiros em caso de patrocínios em que envolvam a marca LAM.

a)    Inserção da marca LAM em todo o material de divulgação e em todas as peças promocionais do evento patrocinado  como por exemplo, camisetes, bonés, convites, etc;

b)    Menção da marca LAM em áudio, nas peças de divulgação e na média electrónica, se houver;

c)    Menção da marca LAM quando forem espectáculos no início e no fim, como forma de agradecer pelo patrocínio;

d)    Citação do patrocínio da LAM em todas as entrevistas concedidas a respeito do evento/actividade patrocinada;

e)    Disponibilização de convites e exemplares, no caso de obras literárias, CDs ou DVDs, em número a ser definido no acto de negociação da obra/evento patrocinado;

f)     No caso de filmes e peças de teatro, usar artigos de merchandising da LAM para publicitar  a marca de forma subtil;

g)    Concessão de imagens dos eventos patrocinados para fins promocionais a respeito da marca LAM;

h)   Quando a LAM for a maior patrocinadora, fixação de banner com grande visibilidade na parte frontal do local do evento, destacando deste modo a LAM como patrocinadora principal;

i)      No caso de feiras, disponibilização de convites e/ou credenciais, colocação de material da marca LAM.

 

Prazos para o envio da solicitação de patrocínio

a)    Prazo para solicitação

A fim de viabilizar o processo de análise, a solicitação de patrocínio deve ser apresentado à LAM com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data da materialização do projecto alvo da solicitação.

b)   Envio da solicitação

Os projectos deverão ser encaminhados pelo correio para os seguintes endereço:

LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, S.A;

Direcção Comercial – Departamento de Marketing;

Caixa Postal nº2060;

Largo da Deta, nº113;

Maputo, Moçambique

Ou pelo seguinte endereço electrónico: marketing@lam.co.mz

c)    Tempo de resposta

Toda a solicitação de patrocínio é respondido ao solicitante dentro do prazo de 15 dias úteis a contar da data de envio de todas as informações necessárias, considerando-se eventuais alterações de prazo em função de determinações estratégicas e/ou administrativas da LAM.