LAM cresce 14% no primeiro semestre de 2014

A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique realizou nos dia 18 e 19 de Setembro de 2014 o seu Seminário de avaliação do grau de execução do Plano Estratégico 2014 – 2018, no primeiro semestre de 2014.

Participaram no seminário os membros do Conselho de Administração, Órgãos Sociais da Empresa, representantes da estrutura de accionistas, nomedamente: a VINTELAM e o accionista maioritário, o Estado, representado pelo IGEPE, o representante do Ministério dos Transportes e Comunicações, os gestores da empresa ao nível da Sede e das Representações em território moçambicano e no estrangeiro (Luanda, Nairobi, Dar-Es-Salaam, Joanesburgo e Lisboa), o Secretário do Comité Sindical da Empresa, em representação dos trabalhadores, convidados em representação dos parceiros da LAM, nomeadamente a MEX – Moçambique Expresso, SMS CATERING, MAHS – Mozambique Airlines Handling Service e a empresa Aeroportos de Moçambique.

Nos dois dias de seminário foram apresentados os relatórios das Direcções da Empresa e das Representações no território moçambicano e no estrangeiro, onde foram destacados os resultados obtidos no primeiro semestre, com o destaque para:

  • Aquisição da aeronave Boeing 737-700, com capacidade de transportar 132 passageiros, o  que favoreceu o aumento da oferta de lugares ao mercado;
  • Consolidação de voos e frequências;
  • A expansão da rede de voos no mercado regional, com o início dos voos para as Ilhas Mayotte, no âmbito da parceria com a Ewa Air.
  • Crescimento no número de passageiros transportados que ascendeu a 340 mil passageiros, representando uma melhoria na ordem de 14%, relativamente a igual período do ano anterior.
  • Remodelação e apetrechamento das Salas Flamingo da Beira e Pemba;
  • Formação de quadros nas diversas áreas da empresa, com ênfase para: I) Padrão de atendimento; II) Adequação da tripulação nos diversos tipos de aeronaves que opera; III) Novo Pessoal Navegante de Cabine cujo curso de formação termina no fim  deste mês, com a garantia de contratação de mais de 30 para o quadro do pessoal;
  • Contratação de novos engenheiros, técnicos de manutenção de aeronaves, técnicos de oficinas e operadores de equipamento de placa.   
  • Reintegração de 20 colaboradores.

No discurso do encerramento, o Administrador Delegado, Dr. Iacumba Ali Aiuba, indicou que “há necessidade de sermos criativos na oferta de soluções e produtos inovadores que possam reverter a actual imagem da companhia e a percepção dos clientes relativamente à qualidade, ao preço de serviços e produtos que oferecemos, bem como às opções de escolha para um mesmo  destino, em horários diferentes”. 

Realçou ainda que a “cordialidade, simpatia, simplicidade, etiqueta e o espírito de comunicação (interna e ao cliente sobre os nossos serviços e produtos) devem ser os nossos atributos e características da nossa companhia. Só assim é que garantiremos a execução do nosso Plano Estratégico, onde está estabelecido o crescimento global da empresa na ordem de 14%, em cada ano até 2018”.

Maputo, aos 27 de Outubro de 2014