Comunicado: TM2044, do dia 24/12/16

A  LAM – Linhas Aéreas de Moçambique tendo tomado conhecimento de informações que não correspondem à verdade e que estão a circular nas redes sociais.

Esclarece que relativamente ao voo TM 2044, de Sábado, dia 24 de Dezembro de 2016, no percurso Beira/Quelimane/Tete, operado pela sua subsidiária MEX – Moçambique Expresso – S.A.R.L  sucedeu o seguinte:

1.  A assistente de bordo do voo em referência sentiu-se mal e usou a máscara de oxigénio para manter a respiração, conforme os procedimentos para casos do género.
  2.  Este facto motivou o retorno da aeronave ao Aeroporto Internacional da Beira, de onde tinha partido às 13:15h. O regresso à pista deu-se 20 minutos depois da descolagem.
  3.  O voo foi retomado às 17:29h, logo que um outro assistente de cabine se juntou à tripulação. Importa referir que Beira não tem tripulação residente, razão pela qual optou-se pelo tripulante do primeiro voo que foi àquela cidade na tarde do mesmo dia, Sábado, 24/12/16.
  4.  Em nenhum momento a aeronave ficou em terra para a manutenção. Esperou-se unicamente a chegada do outro assistente de bordo para a realização do voo.
  5.  Neste voo, TM 2044, não se registou o desmaio de nenhum dos 30 passageiros que iam a bordo, nem de algum dos 3 membros da tripulação. De referir que a aeronave Embraer 120, pelas condições de operação, leva na cabine um assistente de bordo.
  6.  Importa salientar que as aeronaves EMBRAER 120, dadas as suas características técnicas, não possuem sistema de refrigeração para o arrefecimento da cabine enquanto estiverem em solo, situação que foi bastante notória no Sábado passado, em que a temperatura do ar em terra esteve acima de quarenta graus célsius.

NOTA DO EDITOR: A LAM e a MEX notam com preocupação o facto de existirem cidadãos que estão a veicular, nas redes sociais, informações que não correspondem à verdade e que atentam contra o bom nome das duas empresas e dos seus profissionais e quiçá do próprio sistema da aviação civil em Moçambique, o que é de lamentar. Apesar de todas as adversidades que enfrentamos, nunca descuramos de pautar pelos padrões internacionais da aviação que salvaguardam os aspectos de safety e security dos nossos voos, pelo que apelamos a maior colaboração dos estimados clientes.

Maputo, aos 27 de Dezembro de 2016