Tete

Uma cidade empresarial, influente, com capacidade de angariação de vários negócios que vão desde o carvão à mineracão e, claro, à exploração hoteleira de uma zona nova e em crescimento exponencial.

Tete

Tete é uma Província privilegiada onde a Natureza e o engenho humano competem para constituir o ex-libris da região. De um lado, a beleza natural, onde, ao plano da estepe com os seus embondeiros, árvores a que estão sempre associadas histórias transmitidas de geração em geração, se sucedem os vales profundos e verdejantes do Zambeze e seus afluentes. Do outro, essa obra gigantesca, a barragem de Cahora Bassa, a 2ª maior de África e a 5ª no Mundo, com uma albufeira que ocupa uma área de 2000 Km2, com 270 Km de comprimento e que na sua maior largura atinge 30 Km. Habitada predominantemente pelas etnias Nyanja, Nyungue e Sena, é uma região rica em recursos minerais e com aptidão para a agricultura e a pecuária, tendo também no ecoturismo forte potencial para desenvolver. Embora situada numa zona interior, tem uma posição privilegiada com fronteiras a Norte com a Zâmbia, a Leste com o Malawi, a Oeste com o Zimbabwe, e ligando-se a Sul às Províncias de Manica e Sofala.

A dança tem características muito próprias nos diversos distritos desta província. Destaca-se a dança “Nhau” que é também uma iniciação e, como tal, exige demonstração de virilidade, sacrifício e heroísmo. Nesta dança utilizam-se máscaras de aspecto medonho.

 
Atracções turísticas
  • Na Cidade de Tete: Existe a Fortaleza de São Tiago Maior, São Miguel e D.Luís, a Ponte Samora Machel;
  • No Distrito de Zumbo: Existe a Igreja da Missão Católica de Miruro;
  • No Distrito de Changara: Existe a Igreja da Missão Católica de Boroma-Changara, que é uma das mais antigas que foi construída em 1884. Estando situada no cimo de uma montanha, a 25 km da Cidade de Tete. Existe igualmente o monumento “Mártires de Wiriamo”, o Massacre de Wiriamo, ocorrido a 16 de Dezembro de 1972.
  • No Distrito de Angónia: Existe a Igreja da Missão Católica de Dómwè e Lifidze;
  • No Distrito de Tsangano: Existe a Igreja da Missão Católica de Fonte Boa e o monumento Zintambira.
  • Ainda no Distrito de Tsangano a área de Chiandame, e a sua fauna contemplativa, com mais incidência de búfalos e pala-palas, torna-lhes mais atrativo.
  • No Distrito de Macanga: A montanha Furancungo, que significa Monte carregado de cinzento, é um dos lugares mais fascinantes e históricos deste distrito. Existe igualmente o monumento de Mártires de Ntengo wa Minga situado mesmo na Vila sede, Furancungo.
  • A casa de Pedra, situada no Posto Administrativo de Chidzolomondo. Aqui existem duas versões sobre este monumento, uma refere que foi feito pelo primeiro branco que chegou na zona de nome Brito. A outra sustenta ter-se tratado de um lugar estratégico para enfrentar ataques dos indígenas as guerras de resistência contra a ocupação colonial. 

    A localidade de Kampala que possui uma reserva de animais com mais incidência para o leão, elefante, pala-pala, Kudu e zebras. É considerado este local espirituoso.

  • No Distrito de Cahora-Bassa: O Mazimbabwe do Songo, é uma das obras resultante da curiosidade humana, o Rei Songo, que nos tempos passado, ao pretender castigar os seus servos obrigou-os a juntar pedras com objectivo de alcançar o céu onde para ele residia Deus. Mazimbabwe, é uma obra quase natural, com mais ou menos de cerca de 80 a 100 metros de altura; local que suscita curiosidade a muitos visitantes.
  • Fontes de águas termais no Distrito de Changara, Moatize, Boroma, Cangulo-Chifunde e Daque-Mágoè.
  • A Ponte Samora Machel: A ponte Samora Machel (nome do primeiro Presidente da República de Moçambique) é o um dos poucos meios de ligação entre a cidade de Tete e o município de Moatize. A ponte tem em torno de 500 metros e sofreu uma grande reforma em 2010.

    Hoje, existe uma nova ponte que foi construída a alguns quilómetros de distância da Samora Machel com intuito de descongestionar a ponte na área da cidade, que é muito utilizada por camiões de carga que vem do Malawi e Zimbabwe. A nova ponte tem cerca de 700 metros de cumprimento.

    Uma coisa muito bonita de se ver da ponte é o por do sol. Quem tiver oportunidade, recomendo sentar em algum restaurante do lado norte do rio Zambeze (Café Del Rio, Cigana, Tete Ferry Sun, etc) e esperar o pôr do sol naquela região.

 
 Restaurantes

Songo Hotel by Monte Belo;

Complexo Afrodisiaco;

Smart Naira Hotel;

Pensão Katete;

Restaurante Cubissa;

Pensão Rato.

Onde se Hospedar

King Fish Lodge;

Moringa Bay Lodge;

Songo Hotel by Monte Belo;

Chipalapala Lodge.

 
Actividades Desportivas

A Província de Tete, oferece grandes atractivos para o desenvolvimento do turismo de interior. Na albufeira de Cahora Bassa, a actividade turística já está em franco desenvolvimento, ainda há a destacar as águas termas de Boroma, as fontes de água da Angónia, da Macanga de Chiúta, de Zumbu as fortalezas na cidade de Tete, para além de muitos outros locais de interesse turístico.