Animais vivos

A LAM permite o transporte de animais vivos, contudo as condições do seu transporte variam dependendo da espécie dos animais.

A LAM toma todas as medidas para garantir que os pequenos animais vivos viajam em segurança e conforto.

A maioria dos animais aceites como carga em voos domésticos e internacionais viajam no compartimento de carga, uma vez que a LAM permite a presença de animais na cabine do avião ou como excesso de bagagem. Todos os animais transportados devem ser apresentados como carga e manuseados pelos terminais de carga.

Classificação

 As condições em que a LAM aceita os animais para transporte poderão variar em função das espécies de animais. A secção 1 dos REGULAMENTOS SOBRE ANIMAIS VIVOS da IATA fornece uma lista de animais vivos e respectiva classificação por espécies:

 A. Anfíbio
 B. Aves
 C. Crustáceos
 F. Peixe
 I. Invertebrado
 M. Mamíferos
 R. Répteis

Aceitação

  • Os animais vivos apenas serão aceites para transporte se estiverem devidamente acondicionados em contentores/gaiolas apropriadas.
  • Os contentores deverão estar limpos e conter uma base macia para poder absorver os excrementos.
  • O contentor deve ser suficientemente largo para permitir que o animal viaje numa posição normal, para que se possa virar e deitar.
  • O tamanho dos contentores deverá impossibilitar que os buracos de ventilação permitam ao animal tirar o nariz ou pata.
  • A utilização de palha como material absorvente deverá ser evitada porque existem restrições à importação deste material em vários países.
  • Os contentores devem ser construídos de forma a que o manuseamento e transporte possam ser efectuados em segurança.
  • É obrigatório anexar uma etiqueta da IATA para “Animais vivos”, devidamente preenchida para cada contentor transportando um animal vivo.
  • Para além disso, estas etiquetas devem ser colocadas nos quatro lados do contentor, na posição vertical;
  • Para mais informações, aconselhamos os clientes a contactarem a LAM.

Documentos

 Na maioria dos países, a importação e trânsito de animais vivos estão sujeitos aos regulamentos de saúde, com vista a evitar a transmissão de doenças aos seres vivos e/ou outros animais.

Antes de aceitar o carregamento de animais vivos, deverá ser preenchido e assinado pelo remetente um formulário intitulado CERTIFICAÇÃO DO REMETENTE PARA ANIMAIS VIVOS, LAM Mod. 1183 , sendo que todos os regulamentos aplicáveis dos países de trânsito e de destino deverão ser cumpridos.

Reserva

 Sempre que o transporte de animais vivos implicar mais do que uma linha aérea, os animais vivos não serão aceites excepto se a reserva de espaço for requerida e que a respectiva confirmação seja obtida junto das outras linhas aéreas para o carregamento desde o ponto de partida até ao local de destino.

Sobretaxa

 Para a aceitação de animais vivos, serão aplicadas uma sobretaxa de 175% do preço padrão publicado e uma taxa de manuseamento de 250%.