PROVINCIA DE ZAMBÉZIA
Superfície: 105.008 Km2
Limites: Nampula e Niassa a norte, Sofala a sul, Malawi e Tete a oeste e Oceano Índico a este
Principais produtos: Copra, chá, camarão e pedras preciosas
Densidade populacional: 30 habitantes/Km2
Etnia mais representada: Chuabo e Macua
CIDADE DE QUELIMANE
Capital da Província da Zambézia e a maior cidade da província, a 25 km da foz do Rio dos Bons Sinais (ou "Rio dos bons sinais"). Este nome foi atribuído ao rio quando Vasco da Gama, a caminho da Índia, chegou e viu "bons sinais" de que ele estava no caminho certo. A cidade era o ponto final do cruzamento Oeste-Leste de David Livingstone em 1856.
Parque Nacional de Gilé
Abrangendo os Distritos de Gile e Pebane. É composto principalmente de floresta miombo, dambos, savana reforestada e vegetação ribeirinha ao longo de vários rios e riachos. Os habitats graníticos de Kopjes que estão dentro ou ao redor do GNR são de grande interesse.
Existem 95 espécies de mamiferos, entre as quais os elefantes, leões, leopardos, cachorros selvagens (lobos), hienas manchadas (crocutacrocuta), pala-palas, elogios, impalas. Existem também 114 espécies de aves.
Reserva natural do Derre
No distrito de Morumbala, possui uma variedade de animais, abundando a "Palapala Cinzenta".
Madal Safaris
No distrito de Chinde, é um grande destino turístico, com possibilidades de caça e observação de pássaros.
Gurue
Uma cidade localizada perto do centro da província da Zambezia. É a maior área de chá do país e onde está localizada a segunda montanha mais alta do país, o Monte Namuli (2.419 m). As florestas de Mount Namuli são um importante ponto de acesso à biodiversidade, o que significa que eles têm uma alta taxa de biodiversidade de animais ameaçados e taxa de vegetação.
Nascentes de águas quente
Conhecidas por "fontes quentes", ocorrem a superfície e estão espalhadas pelos distritos de Morumbala, Lugela, Mocuba, Nicoadala, Pebane, Maganja da Costa e Gilé.
Nestas nascentes os visitantes podem cozer ovos ou outros alimentos, tal é a temperatura da água.
Praia de Zalala, a 45 km de estrada alcatroada a Nordeste de Quelimane, localiza-se esta maravilhosa praia de extenso areal branco, orlada por densas e frondosas
casuarinas. Na província da Zambézia são também famosas as praias de Pebane, Muceliwa, Cabuiri, entre outra
Para visitar a cidade de Quelimane, a melhor forma é usar o transporte aéreo, quer partindo de Maputo ou da Beira. Pode-se chegar por estrada a partir da Beira (Dondo - Caia - Nicoadala), Nampula ou mesmo via República do Malawi, através da fronteira do distrito de Milange.
Catedral Velha
Magnifico edifício de trançado austero;
Mesquita de Quelimane
Templo moderno com um agradável rendilhado no friso superior.
Igreja da Nossa Senhora do Livramento
Construída em 1800, contém no interior sepulturas de líderes da era colonial.

Pratos como o mucapata (arroz com coco e feijão) e o frango à zambeziana (preparado com leite de coco e especiarias) são especialidades locais. Os sabores costeiros predominam, reflectindo a proximidade ao Oceano Índico.

A província da Zambézia é conhecida pelas suas danças tradicionais, como o nhambalo, niketxe (dança das cobras), nagula, zoka (danças de origem árabe), e o ibondo, dançado em cerimónias fúnebres e de colheita. Estas manifestações culturais são acompanhadas por batuques e flautas, reforçando o sentido comunitário e espiritual.

