A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique foi criada no dia 14 de Maio de 1980, ao abrigo do Decreto nº 8/80 de 19 de Novembro, e assumiu todos os direitos e obrigações resultantes de actos ou contratos praticados ou celebrados pela sua antecessora, a DETA - Direcção de Exploração do Transporte Aéreo - que esteve em actividade desde 1936.
Estrutura Presente
A LAM foi transformada numa Empresa Limitada, adoptando a designação de LAM - Linhas Aéreas de Moçambique por Decreto nº 69/98 de 23 de Dezembro de 1998.
O Estado detém 91% das acções da nova companhia, sendo que os gestores, técnicos e trabalhadores da LAM detêm os restantes 9% das acções.
Em finais de 1999, foi formada, em Moçambique, uma Sociedade limitada incorporada por estatuto.
A sede da LAM situa-se em Maputo. Emprega actualmente 695 trabalhadores e dispõe de escritórios, ou outras formas de representação no país e no estrangeiro. Beneficia de autonomia administrativa e financeira.
Missão da Companhia
A missão da LAM é transportar por via aérea passageiros, carga e correio no serviço doméstico, regional e intercontinental, com carácter regular e não regular, máxima segurança, conforto adequado e qualidade, que satisfaçam os Clientes.
Como é que levamos à prática a nossa missão?
- Alargando a nossa oferta de Serviços e Produtos;
- Acompanhando o crescimento dos nossos clientes em novos mercados e novas áreas geográficas;
- Através da melhoria sistemática dos nossos processos de trabalho;
- Contribuindo para o desenvolvimento e crescimento contínuo da nossa competência;
- Criando e desenvolvendo parcerias com base no conceito da geração de valor para a empresa e do reforço do bom relacionamento profissional e pessoal;
- Tomando como referência os mais estritos critérios de Qualidade, Segurança e Conforto.
Visão
A LAM tem como visão:
Ser um Grupo de Empresas no transporte aéreo, líder no mercado nacional e um forte competidor no mercado regional e intercontinental.
Valores
- O nosso Compromisso: os nossos Clientes serão sempre os primeiros e a razão da nossa existência.
- Gestão: Valorizar e seguir os princípios da responsabilidade e transparência corporativa, equidade e prestação de contas.
- Qualidade: Estimular a inovação e a criatividade na prestação de serviços, com foco na qualidade e nos resultados.
- Ética: Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade
- Ser Humano: Proporcionar um tratamento justo a todos os colaboradores, valorizar o trabalho em equipe, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento e auto estima.
- Responsabilidade Social: Exercer a cidadania, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e respeito ao meio ambiente.
