Armas e Munições

O transporte de armas e munições é da inteira responsabilidade do cliente.

As munições, as armas de fogo e outras armas apenas serão aceites como bagagem de porão desde que descarregadas e devidamente acondicionadas para o transporte. O transportes destas é da inteira responsabilidade do cliente.

O passageiro deverá ter em ordem toda a documentação referente à arma (livrete, licença de uso e porte de arma).

Todas as munições deverão ser transportadas no porão do avião apenas como bagagem de porão, não sendo permitida a sua posse na cabine,  e com a aprovação da(s) transportadora(s) que participa(m) no transporte. Estas deverão consistir em munições para pequenas armas de caça, excluindo as armas com explosivos ou projécteis incendiários, sendo ambos expressamente proibidos no transporte aéreo.

 

Acondicionamento e Limitações

As armas deverão ser acondicionadas em segurança, apenas para uso pessoal, não podendo ser transportadas se o peso total ultrapassar os 5 kg por passageiro. As permissões para mais do que um passageiro não devem ser combinadas numa ou várias embalagens.

 

Nota: Estas normas estarão sujeitas a outra(s) condição(ões) restritiva(s) aplicável(is) nos países de origem, trânsito ou destino.

 

Armas de Fogo - Procedimentos específicos para os Aeroportos Nacionais

  • A admissão de armas de fogo apenas pode ser efectuada nos balcões de check-in, estando sempre sujeita à autorização da P.R.M. (Polícia moçambicana).
  • As armas de fogo deverão sempre ser colocadas num envelope de “artigos retidos”, devidamente identificado e carregado em segurança nos porões do avião.
  • As armas de fogo declaradas no check-in ou retidas aquando do embarque serão sempre apresentadas à equipa de terra da LAM por um agente da P.R.M. em exercício e na presença do passageiro.
  • Aceitação aquando do check-in. e. Entrega na estação de destino:
    O pessoal da LAM deve apresentar o envelope ao balcão da P.R.M. à chegada, sendo que o passageiro deverá assinar uma cópia do formulário Mod. 1561 da LAM com a designação "artigos retidos", previamente preenchido pela estação de origem.
  • Outros voos: O pessoal da LAM deve apresentar o envelope ao balcão da Alfândega à chegada, para proceder ao desalfandegamento, sendo que o passageiro deverá assinar uma cópia do formulário "artigos retidos", previamente preenchido pela estação de origem.
 

Nota 1: Em ambos os casos, as armas de fogo serão entregues ao passageiro por uma das autoridades mencionadas.

 

Nota 2: É estritamente proibido aceitar qualquer tipo de arma de fogo sem o conhecimento e autorização prévios da P.R.M.