Bens Perigosos

O transporte de bens perigosos é aceite sob certas condições estipuladas por regulamentos internacionais.

Transporte de Mercadorias Perigosas

Mercadorias perigosas são artigos ou substâncias que podem pôr em perigo a saúde, segurança, as propriedades do passageiro ou do transportador e o meio ambiente. Nesse sentido, o seu transporte poderá ser feito, desde que alguns procedimentos sejam estritamente seguidos. Os regulamentos internacionais da ICAO e IATA sobre mercadorias perigosas especificam as condições sob as quais estes artigos podem ser transportados.

Bagagem:

Na LAM é probido o transporte de mercadorias perigosas na bagagem, com excepções para certos artigos apenas para o uso pessoal, que será controlado pelos agentes da LAM no acto do check-in. A LAM divulga a informação sobre os artigos perigosos proibidos abordo, nas capas de bilhetes da passagem aérea e através de panfletos nas lojas de vendas e na área de check-in nos aeroportos.Para fins médicos, o Departamento de Segurança da LAM pode aceitar o transporte de pequenas garrafas de oxigénio, mediante autorização prévia.

Carga:

A LAM aceita e transporta mercadorias perigosas como carga desde que as mesmas tenham sido preparadas de acordo com regulamentos actualizados da IATA. A Identificação, Classificação, Embalagem, Marcação, Etiquetagem e Documentação são da responsabilidade do expedidor, cabendo a LAM a tarefa de verficar. Nos balcões de aceitação de carga da LAM estão afixados panfletos de informação sobre mercadorias perigosas. Contudo, existem muitos artigos e substâncias que podem ser considerados como mercadorias perigosas, declarando-os estará a contribuir para a segurança dos passageiros, de bens e o meio ambiente. Em caso de dúvidas, aconselhamos aos clientes a contactarem os balcões do terminal de carga ou a uma loja LAM mais próxima da sua localização.