Bebés e Crianças

São considerados bebés todos os passageiros com idades compreendidas entre 1 semana a 2 anos de Idade.

Os recém-nascidos não serão aceites em voos da LAM até atingirem as três semanas de idade, e deverão ser acompanhados.

 

Nota 1: Deverão ser atribuídos lugares específicos aos passageiros que viajam com bebés. Exemplo: B737-200, classe económica - fila dianteira, classe executiva, linha traseira.

 

Nota 2: Os bebés não ocupam um lugar e viajarão no colo do seu acompanhante.

 

Jovem

Um passageiro é considerado jovem, quando tendo idade compreendida entre os12 e 16 anos de idade, que viaja sozinha, ocupando um único lugar e que possa ter assistência especial mediante o pedido dos seus pais ou tutores.

 

Menores não Acompanhados (UM)

Considera-se um menor não acompanhado,  uma criança com idade compreendida entre os 5 e 11 anos de idade (inclusive) que viaja num lugar de passageiro e que não é acompanhada por outro passageiro de 12 anos ou mais.

Os menores com idades compreendidas entre os 12 meses e os 4 anos de idade (inclusive) não poderão ser aceites sem um acompanhante, excepto se for indicado outro acompanhante (tripulante de cabine ou agente de terra), com um custo adicional.

Os funcionários da LAM não têm autorização para entrar em acordo com outros passageiros ou agir desta forma com vista a fornecer um acompanhante à criança durante a viagem.

Os menores de 12 meses não podem ser aceites como um menor não acompanhado (UM).

 

Condições de Aceitação

Com vista a aceitar menores não acompanhados para o transporte, deverão ser tomadas em conta as seguintes normas:

  • O menor deve ser acompanhado até ao aeroporto de partida pelo seu pai, mãe, tutor ou pessoa responsável que deverá permanecer na área do terminal/check-in até que o avião levante voo.
  • No aeroporto de destino, o pessoal em exercício deverá acompanhar o UM até encontrar as pessoas indicadas no formulário “Conselho de assistência para menores não acompanhados”. 
 

Escala e/ou Paragem de Noite
As escalas e/ou paragens de noite não são permitidas, excepto quando uma pessoa responsável estiver presente e tendo sido previamente designada pelo agente de partida, a qual irá esperar a criança na estação de ligação, sendo responsável pelo menor até serem apresentados à LAM para procederem a continuação da sua viagem.

Se o menor for acompanhado por um funcionário da LAM, proceder de acordo com as condições descritas nos parágrafos anteriores.

Nota 1: Todas as despesas do UM e do acompanhante serão cobradas à pessoa responsável pela aceitação/embarque do UM.

 

Voos de Ligação Inter-Linhas com outras Transportadoras
As escalas e/ou paragens de noite não são permitidas, excepto quando uma pessoa responsável estiver presente e tendo sido previamente designada pelo agente de partida, a qual irá esperar na estação de ligação, sendo responsável pelo UM até serem apresentados à transportadora subsequente. Nota: Os funcionários da LAM não têm autorização para acompanhar o UM a bordo de um avião de outra Transportadora.

 

Voos de Ligação Inter-Linhas de Outras Transportadoras com a LAM
Sempre que a LAM agir em qualidade de “Transportadora receptora" o embarque será considerado como local, sendo que as normas estabelecidas deverão ser respeitadas.

Nota1: Não é necessário emitir um formulário “Conselho de assistência para Menores não acompanhados” desde que a “Transportadora de entrega” apresente um formulário semelhante que garante a aceitação do UM.