O Primeiro voo para o FJN

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) realizou, a 18 de Dezembro de 2021, o primeiro voo comercial com destino ao Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi (FJN), a partir de Joanesburgo (JHB), com escala em Maputo.

Trata-se de um voo comercial, tendo a LAM recorrido a um operador sul-africano, na busca de uma aeronave que para este primeiro dia disponibilizou um equipamento de 35 lugares.

A iniciativa da LAM visa atrair turistas e comerciantes que queiram deslocar-se à província de Gaza, a partir de JHB ou de Maputo, com redução do tempo de viagem.

O Director Geral da LAM, João Carlos Pó Jorge, referiu que, depois da certificação do Aeroporto FJN, a empresa resolveu explorar a rota por entender ser necessário responder à demanda de passageiros que procuram para além do turismo e outros negócios.

“Estamos a explorar a rota para ver o que é viável para o mercado de aviação, principalmente nesta rota recentemente inaugurada. Abrimos o mercado com este voo e notamos que houve algum interesse na aquisição de bilhetes. Para marcar esta ocasião, decidimos honrar os primeiros 20 passageiros com um certificado de reconhecimento”, referiu João Carlos Pó Jorge.

Por sua vez, a Directora Comercial da LAM, Luísa Ferreira, explicou que a companhia pretende, com o lançamento da exploração da rota, abranger todos os pontos do país que terão ligação com o Aeroporto FJN.

“Faz sentido explorar este potencial mercado. Penso que esta é uma excelente estratégia. Estamos cientes dos desafios que a rota possa trazer”, disse a directora.

Maputo, aos 16 Fevereiro de 2022